Carregando

A Estrela da Iniciação


Presente em todas as Iniciações que conduzem à Grande Fraternidade Branca, a Luz mais clara que o Sol do Meio-Dia, que normalmente se condensa, torna-se menor e envolve o Iniciado, é um grande mistério.

“Que” ou “Quem” é o responsável por esta Luz?

Encontrei duas opiniões sobre este tema.

A primeira é a de Max Heindel.

“Por tal motivo, os discípulos preparados para a Iniciação eram, pelas mãos dos Hierofantes dos Mistérios e por meio de cerimônias que se realizavam no Templo, elevados a um estado de exaltação no qual transcendiam as condições físicas. À sua visão espiritual, a Terra tornava-se transparente. Então eles viam o Sol da Meia-Noite: - a Estrela! Não era, porém, o Sol físico aquilo que viam com os seus olhos espirituais, mas o Espirito do Sol – o Cristo – seu Salvador Espiritual, assim como o sol físico era seu Salvador Físico” (Cristo e sua missão, página 347, Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel, Fraternidade Rosacruz).

A segunda é a de C. W. Leadbeater.

Em cada Planeta do Sistema Solar, existe um dirigente de sua evolução, que Leadbeater chamou de “Senhor do Mundo” e que é o Chefe da Grande Fraternidade Branca.

“Em cada Planeta tem o Logos Solar o seu representante, atuando como seu Vice-Rei. Em nosso globo se dá a este grande Oficial o título de o Senhor do Mundo. Ele é o chefe da Fraternidade”.

“Em todo o mundo há apenas um Iniciador, com faculdades para delegar sua autoridade a um Adepto (Mestre, acresço) quando se trata das Primeira e Segunda Iniciações, ainda que mesmo então aquele Oficiante se volte e invoque o Senhor no momento crítico de conferir o grau” (dois últimos excertos retirados do Capítulo VII, página 159 e 160, Os Mestres e a Senda, C. W. Leadbeater, Teosofia).

Escrevendo especificamente sobre a Luz ou a Estrela da Iniciação, Leadbeater ensina.

“Contudo, para nós a Estrela (acresci a maiúscula) tem um significado simbólico e nos recorda a Estrela da Iniciação, que aparece como sinal de que o Senhor do Mundo aquiesce e aprova o ingresso de um novo candidato da potente e sempiterna Fraternidade” (Capítulo VIII, página 210, A Vida Oculta na Maçonaria, C. W. Leadbeater, Teosofia).

Esta Iniciação está entre os objetivos de todas as Ordens Esotéricas, como por exemplo, o que ensina a Ordem Rosacruz – AMORC, no verbete abaixo.

“A Ordem Rosacruz tem como propósito fazer do Estudante um verdadeiro Iniciado e assim introduzi-lo na Grande Fraternidade Branca” (verbete Iniciado Rosacruz, Glossário Rosacruz da Amorc).

Como diz com precisão, Christian Bernard, Imperator da AMORC, a respeito dessa excelsa e maravilhosa experiência.

“Quando usamos o termo Iniciação (acresci a maiúscula) nos ensinamentos rosacruzes, na maioria das vezes é para designar a experiência excepcional que cada místico espera viver um dia na Senda (acresci a maiúscula) do Conhecimento” (verbete Iniciação Rosacruz, Glossário Rosacruz da Amorc).

Veja neste site.

- Primeira Iniciação.

- A Importância de ser Iniciado

- Como tornar-se um Iniciado

- O Sol da Meia-Noite – IV


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024