Iniciado é aquele que alcançou a Primeira Iniciação, em uma cerimônia normalmente psíquica, devidamente conduzida por um Mestre, um Ser que completou sua evolução no Plano Físico.
Considerando-se que isto está além dos rituais conduzidos por homens, há de perguntar-se então, como tornar-se um Iniciado?
Muitos já tentaram responder a esta pergunta, e se perderam nos labirintos da erudição, sem irem direto ao ponto, o que pretendemos fazer neste Artigo.
O caminho para a Iniciação, no Ocidente, são as tradicionais Ordens Esotéricas que ali existem, e que funcionam sob a supervisão dos Mestres.
Ordens como a Teosofia, a Antroposofia, e a Fraternidade Rosacruz, apenas para citar aquelas nas quais tive um breve contato com seus ensinamentos, são celeiros de verdades místicas, à espera do buscador sincero. Falta-lhes, na minha opinião, uma metodologia de desenvolvimento psíquico, necessária para o despertar dos chakras, que os preparará para a Inciação.
Nesse mister, a Ordem Rosacruz, Amorc, que conheço de perto desde 1982, é mais completa. Seus exercícios místicos, chamados de “Experimentos”, preparam o Estudante para a Iniciação. Tem ainda como vantagem ou talvez necessidade para nós Ocidentais, o fato de não usar a Kundalini, e sim a Força Vital ou Prana.
Não quero aqui afirmar, que somente trilhando uma Ordem Esotérica o Estudante será Iniciado. Outros caminhos, como o das próprias religiões ortodoxas, também poderão levá-lo a este objetivo. Apenas não posso deixar de reconhecer, que o caminho apontado pelas Ordens Esotéricas, é o mais curto e o mais célere para se alcançar a Iniciação.
O exposto acima se refere, digamos, à parte técnica da Iniciação, que é o despertar dos chakras; mas há também a parte espiritual da mesma, que é a elevação do caráter, pelo menos ao nível esperado para aquela encarnação. Unidas, ambas as condições, levarão o Estudante à Primeira Iniciação.
Este Artigo completa a série de três textos sobre a Primeira Iniciação.
Veja neste site.
- A Importância de ser Iniciado