José era um elevado Iniciado, sem dúvida, mas em que nível ele estava ao tempo de sua missão como pai terreno de Jesus, não é totalmente esclarecido.
A Bíblia, em Mateus 1, 19-23; 2, 13-15 e 2, 19-23, relata contatos de José em sonho com um Mestre (Anjo do Senhor), quando foi orientado para aceitar a paternidade de Jesus, a ir para o Egito com o menino e a voltar para Israel.
José ainda foi escolhido misticamente para ser o Guardião de Maria e nos momentos mais difíceis, sempre teve a orientação dos Mestres, confirmando sua condição de Iniciado.
Sirvo-me do livro A vida mística de Jesus, de Harvey Spencer Lewis, para trazer mais esclarecimento sobre a condição evolutiva de José.
A citação que se segue é do livro referenciado.
A escolha de José
Uma forma aparece diante de Joaquim, o Sumo Sacerdote e diz que ele deve convocar os viúvos da Fraternidade Essênia, para decidir qual seria o Guardião de Maria e Joaquim assim o faz, reunindo-os no Templo. Após a reunião, Harvey Spencer Lewis narra o abaixo.
"Havia um, de nome José, da comunidade Essênia da Galiléia, membro devoto do Templo do seu Reino, quando soube que todos os viúvos estavam sendo chamados a Helios, deixou de lado as ferramentas com as quais estava construindo uma casa e apressou-se a ir ao encontro dos demais. Quando todos os viúvos estavam reunidos diante do Templo de Helios, o Sumo Sacerdote escolheu 144 bastões sagrados, purificou-os diante do Altar e entregou um a cada viúvo. Mas nenhum sinal foi dado, pelo qual Joaquim pudesse saber qual seria o escolhido conforme prometera a voz. José foi o último a receber o bastão e, ao erguê-lo em saudação ao Sumo Sacerdote, eis que uma pomba branca saiu do bastão e voejou em torno da cabeça de José.
Então o Sumo Sacerdote disse a José: Foste escolhido para receber a Virgem dedicada a Helios e guardá-la em tua casa. Mas José recusou, dizendo que não sabia porque fora convocada aquela assembleia, que tinha dois filhos e já estava velho, e que a Virgem parecia ser muito jovem e não ter completado os treze anos exigidos pela lei. O Sumo Sacerdote admoestou José, lembrando-lhe o que Deus fizera a Datã, Abirão e Korah, como a terra se abrira e os engolira, por causa de sua negativa. José ficou temeroso e concordou em levar a Virgem e manter em sua companhia a Pomba de Helios. Então disse a Maria: Eis que te recebo do Templo de Deus e te deixarei em minha casa; voltarei para ti após terminar minha construção. Foi assim que Maria passou a viver com José, viúvo e carpinteiro, como a Virgem da Fraternidade" (pág. 94/95).
Um Mestre avisa José
"Mas durante a noite veio-lhe a voz do Mestre, dizendo: Não temas, pois aquele que Maria concebeu vem do Espírito Santo e ela dará a luz um menino que as Hostes Celestiais chamarão Jesus, porque o Espírito Santo, através da palavra de Deus, estará nele" (pág. 98).
PS: Aquele que se interessar pela obra toda, a Vida mística de Jesus, de Harvey Spencer Lewis, foi publicado pela Ordem Rosacruz – Amorc.