Édouard Schuré, em a Morte de Orfeu, Orfeu, Os Grandes Iniciados, ensina que os Mestres podem aparecer em sonho aos estudantes.
Para mim essa aparição teria dois propósitos: o primeiro e maior, o Iniciar; o segundo e não menos importante, ensinar leis esotéricas.
Entendo que quando um Neófito transpõe os portais de uma autêntica ordem Esotérica, vê-se às voltas com dois desenvolvimentos. O primeiro, o intelectual, que se dará através do estudo; e o segundo, o psíquico, que se dará com as práticas dos exercícios esotéricos, que lhe serão propostos ao longo dos graus dessa Ordem.
Quando os dois desenvolvimentos acima atingem determinado ponto, e tanto o cérebro quanto o corpo psíquico, vital, astral ou linga-sharira estão preparados, o Mestre passa a utilizar esse corpo psíquico ou duplo do Estudante, para ministrar ensinamentos psiquicamente.
O Estudante está apto então, para ter o que chamo de Sonhos Iniciáticos, onde pode ser Iniciado psiquicamente, Iluminado ou simplesmente esclarecido acerca de algum ponto dos ensinamentos.
Seria este o começo da manifestação da injunção eterna, que afirma que quando o Discípulo esta preparado, o Mestre aparece.