Carregando

A Bíblia - Interpretação


Dizem os escritores gregos que os sacerdotes do Egito, utilizavam três maneiras de expressão do pensamento.

A primeira, a simples; a segunda, a simbólica e figurada; a terceira, a hieroglífica, a sagrada. Assim, a mesma palavra tinha três significados: um próprio, um figurado, um transcendente.

Devido à sua educação egípcia, Moisés redigiu o Gênese em hieróglifos, dando uma explicação verbal aos seus sucessores. No tempo de Salomão, traduziram a Bíblia em caracteres fenícios. Depois do cativeiro de Babilônia, Esdras escreveu-a em caracteres aramaicos caldaícos, e os sacerdotes utilizavam-se mal das chaves.

Afinal, vindo os tradutores gregos, estes tinham apenas uma pálida idéia do sentido esotérico dos textos. São Jerônimo foi um grande espírito, animado de sérias intenções, mas ao fazer sua tradução latina, não pôde alcançar o sentido primitivo. Mesmo que o tivesse alcançado, seria forçado ao silêncio.

Assim, quando lemos a Bíblia, só dispomos do seu significado primário, inferior (O Sefer Bereschite, Moisés, Os Grandes Iniciados, Édouard Schuré).

Quando escrevemos artigos sobre a Bíblia, tentamos penetrar o mais profundo em seu significado original, por isto nos distanciamos dos dogmas e das teologias ortodoxas, com o intuito de acendermos na mente dos que porventura nos lerem, o interesse pela Senda Esotérica e pela Iniciação.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024