Carregando

O homem e seus sete princípios


A Bíblia nos dá uma divisão ou constituição trina do homem, qual seja, corpo, espírito e alma, em I aos Tessalonicenses, V, 23.

Entretanto, nos meios esotéricos prevalece a constituição setenária do homem, que teria sete princípios, de certo modo entremeados, porém independentes um do outro, cada qual com seu nível vibratório.

Blavatsky, no Glossário Teosófico, sob o verbete Princípios dá a seguinte classificação, que vai detalhar e aprofundar ao longo de sua ¨A Doutrina Secreta¨: Âtman, Buddhi, Manas Superior, Manas Inferior, Prana, Linga-sharira (corpo vital ou psíquico) e corpo físico.

Max Heindel, no seu Conceito Rosacruz do Cosmos, traz a seguinte classificação: Espírito Divino, Espírito de Vida, Espírito Humano, Mente, Corpo de Desejos, Corpo Vital e Corpo Denso (que seria o corpo físico).

Raymond Bernard, pai do atual Imperator da Ordem Rosacruz- Amorc, Christian Bernard, em As Mansões Secretas da Rosacruz, no capítulo em que descreve A Grande Vigília de Lisboa, ao ler um manuscrito que ali lhe teria sido entregue, refere-se ao homem interior, o sétimo, como o único que pode raciocinar com o Absoluto. Para haver um sétimo, tem que haver outros seis anteriores, não?

A questão interessante desta constituição setenária do homem, é que parece que à medida que evoluímos, vamos dispensando os princípios inferiores ou de menores níveis vibratórios, por então estarmos aptos a atuar num plano vibratório superior.

Assim o Anjo ou Mestre Cósmico não teria mais corpo físico, mas apenas até o corpo vital ou psíquico ou linga-sharira, com todas as facilidades que este nível vibratório de constituição lhe daria.

Estaria aí a chave do deixarmos de rencarnar em corpos físicos.

Obs: Enquanto nele, não deixemos de respeitar e cuidar do corpo físico, pois ele é o veículo de que dispomos para nossa evolução.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024