Carregando

Walt Whitman - I


Não me atrevo a dizer, que escreverei sobre o poeta americano, mas simplesmente direi, que pretendo lançar umas poucas luzes, sobre este ou aquele poema, que estão em consonância com o tema central deste site , que é Consciência Cósmica.

O Dr. Richard Maurice Bucke, em seu excepcional livro Consciência Cósmica, descreveu como o próprio Whitman reconhece, completa e belamente todo o trabalho de preparação dos seus escritos, bem como as experiências pessoais do poeta, que levaram o Dr. Bucke a tê-lo como um dos mais elevados casos de Consciência Cósmica que este planeta já conheceu.

Devido a direitos autorais, não posso citar, quer o livro do Dr. Bucke, quer o livro Folhas de Relva, de Whitman, aos quais remeto o leitor mais interessado.

Folhas de Relva é excepcional, e deve ser lido por inteiro, mas neste e nos próximos artigos, tentaremos interpretar, à luz do tema Consciência Cósmica, alguns poemas de Whitman, como Canção de mim mesmo, Prece de Colombo, Para a Brisa do Crepúsculo, Na margem do Ontário Azul, etc.

O Iluminado não tem época, idade, raça, civilização, planeta, sistema solar ou galáxia.

O Iluminado pertence ao Cosmos, e será lido e apreciado em qualquer lugar do mesmo.

Para mim, Walt Whitman é um Iluminado, um homem dotado de Consciência Cósmica.

O que escrevo sobre os poemas de Whitman, são apenas fragmentos, pois quantos podem apreender sua mensagem totalmente; pois não há poeta que cante em verso pelos cantos, senão que o faça pelas idéias que pretende transmitir.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024