Carregando

Mestre – Conde De Gabalis


Nos meios esotéricos ouve-se muito a palavra Mestre – Elohim, Anjo ou Dhyan-Chohan – e alguns tentam, sem muito sucesso, explicar qual seria o nível evolutivo de um Mestre. Extensos Artigos já foram escritos objetivando alcançar uma definição, e na arte da síntese, o comentador de “O Conde de Gabalis” foi magistral.

Para melhor entendermos o texto que se segue, tenhamos em mente que o homem atual, segundo a Teosofia, possui sete corpos, cinco em atividade e dois em germe. Em atividade temos: o corpo físico; o corpo etérico ou vital, que direciona a Força vital ao corpo físico; o corpo astral, ou das emoções; o corpo mental ou sede do pensamento e o corpo causal, aquele que não se decompõe entre uma encarnação e outra e que é a sede do Eu Interior ou Ego. O corpo búdico e o corpo átmico existem apenas em germe e serão desenvolvidos em Cadeias Planetárias futuras.

Meditemos agora sobre a definição de Mestre abaixo.

“Um Mestre é um ser humano evoluído que já aperfeiçoou seu corpo mental, no qual pode funcionar conscientemente mesmo fora de seu veículo físico. Trata-se de alguém em cujos corpos a Força Divina ou Solar atua livremente proporcionando uma rápida e equilibrada evolução de seus veículos, conferindo-lhe o poder de entender e aplicar muitas das leis que regem os chamados fenômenos da natureza. Dante Alighieri faz menção de seu primeiro encontro com o seu Mestre com estas palavras: pois apareceu em meu quarto uma névoa da cor do fogo dentro da qual pude discernir a figura de um Senhor de aspecto terrível – minha primeira impressão sobre ele – mas que parecia, além disso, irradiar uma alegria interior que era uma maravilha de se ver. Falou sobre muitas coisas, algumas pude entender, porém poucas, entre as quais esta: Ego dominus tuus – Eu sou o Teu Mestre – La Vita Nuova. Traduzido por Dante Gabriel Rossetti” (Quarto Diálogo, Nota 31, Página 137, Conde de Gabalis, Abade Nicolas de M. de Villars, Theano Editora e Publicações).

Para imaginarmos a distância que nos separa do nível evolutivo de um Mestre, estamos atualmente trabalhando o corpo físico, enquanto o Mestre já completou o trabalho do corpo mental, nosso quarto corpo.

Mestre, Anjo, Elohim ou Dhyan-Chohan - são a mesma e única classe de seres - a que se segue imediatamente à humana (existiriam linhas de evolução paralelas à humana e uma delas, passando pelos Espíritos da Natureza, levaria aos Devas). Após alcançar a Maestria, o que os diferenciará será o nível Iniciático alcançado, todavia, na Sagrada Hierarquia Celestial, da qual fazem parte, não há um termo final para a evolução.

Bilbiografia.

POWELL, Arthur E. O Sistema Solar. Capítulo VIII, As Correntes da Vida. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2013.

VILLARS, Abade M. Conde de Gabalis. Quarto Diálogo. Rio de Janeiro: Theano.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024