Carregando

Quem é IHVH Elohim


Diferentes culturas deram-lhes diferentes nomes e assim, temos os Elohim, os Mestres, os Anjos e os Dhyân-Chohâns. Para erguermos um pouco mais este véu, precisamos falar da Sagrada Hierarquia Celestial.

Dionísio deu à Sagrada Hierarquia Celestial, os seguintes nomes: Serafim, Querubim, Tronos, Domínios, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos.

Rudolf Steiner dá à mesma Hierarquia, os seguintes nomes: Espíritos do Amor, da Harmonia, da Vontade, da Sabedoria, do Movimento, da Forma, da Personalidade, do Fogo e do Crepúsculo ou da Vida.

Comparando as denominações dadas nas diferentes escolas, vemos que a Potestade de Dionísio equivale aos Espíritos da Forma de Steiner, ou seja, a posição na Hierarquia que sucede aos Anjos, Arcanjos e Principados.

Sempre é bom lembrarmos que essas Hierarquias, são frutos da evolução em Cadeias Planetárias anteriores à nossa, pois todos os seres do universo, foram ou serão homens e o próximo nível da nossa humanidade é a Maestria ou o grau Angelical.

Veremos abaixo que Emil Bock, citando Rudolf Steiner, afirma que IHVH Elohim é um Espírito da Forma, ou seja, uma Potestade.

“Quem é Javé-Elohim? A pesquisa antroposófica relata que os sete Elohim, elevados Espíritos da Forma, denominados Exusiai na linguagem do Novo Testamento, no princípio fizeram surgir da noite cósmica a criação terrestre, primeiramente como uma multiplicidade atuando harmoniosamente, em seguida, cada vez com maior evidência, sob a direção total de um único dentre os sete seres, de Javé, a entidade astral dos sete seres” (A Sarça Ardente, Moisés e sua época, Emil Bock).

Em minha opinião, aquela voz retumbante e poderosa, que ecoa quando o Cristo emerge das águas do Rio Jordão, após ser batizado por João, é a voz do Logos da Estrela Sol, que dá ao Cristo a condição de Filho ao afirmar “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3, 16-17) e “Tu és o meu Filho, eu, hoje, Te gerei” (Lucas 3, 21-22); isto dá ao Cristo a condição de segundo na Hierarquia da Estrela Sol, abaixo apenas do próprio Logos Solar, e portanto, superior em nível evolutivo, a IHVH Elohim.

Bibliografia.

- Quadro Sinóptico das Hierarquias Espirituais, A Ciência Oculta, Rudolf Steiner, Antroposofia.
- Moisés e sua Época, Emil Bock.
- Estância V, Cosmogênese, A Doutrina Secreta I, Helena P. Blavatsky, Teosofia (sobre todos os seres passarem por uma fase humana).
- Bíblia de Jerusalém

Veja neste site.

- A Bíblia Oculta.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2022