Carregando

Iniciação – Por G. R. S. MEAD


Dar início (104, § 2º).

A verdadeira Iniciação é um processo natural. Ninguém pode dar ou reter essa Iniciação (108, § 2º).

Há muitos ritos que nos instruem quanto à natureza deste mistério, mas estes ritos não podem por si mesmos nos aperfeiçoar (108, § 3º).

Existem ritos sagrados executados na Terra por verdadeiros conhecedores dos mistérios; porém, acredito que são auxiliares (108, § 5º e 109, § 1º).

Aquele que foi preparado, não é tornado gnóstico aqui na Terra, por seres encarnados (109, § 2º). Passa por outros ritos, com a sábia cooperação das oniscientes inteligências da mente, do Grande Iniciador (109, § 2º).

Esta Iniciação, o verdadeiro começo consciente do novo nascimento, dificilmente podemos acreditar que ela dependa de quaisquer ritos terrenos instituídos (109, § 3º).

Quando o discípulo está preparado, o Mestre aparece (109, § 4º).

Quando o candidato está devidamente preparado, o Iniciador aparece (109, § 4º).

Aqui não estamos falando dos mil e um rituais iniciáticos formais (110, § 1º).

Esta energização da natureza espiritual do homem pode se manifestar à sua consciência “de vigília” ou “de sonho” de muitas maneiras (110, § 4º).

Para mim, Iniciação, em seu mais elevado significado espiritual, denota uma realidade transcendente; ela tem de ser a necessária e inevitável consumação de meus atuais estudos e esforços (114, § 4º).

Excertos do Capítulo Iniciação, páginas citadas, 1ª Edição, Algumas Reflexões Místicas, G. R. S. Mead, publicado pela própria Ordem Rosacruz. A clareza de Mead é contundente.

É de se perguntar então, qual a importância do estudo em uma ordem Iniciática?

O estudo em uma Ordem Iniciática, pela reflexão sobre os temas esotéricos apresentados e, principalmente, pela realização dos exercícios místicos propostos ao Estudante, acelera o processo de desenvolvimento psíquico que conduz à Iniciação.

Entretanto, os rituais de Iniciação que essas Ordens efetuam, não são por si mesmos, Iniciação, nos termos aqui apresentados. Sem a presença da Luz indescritível, do Pássaro e do Iniciador, ao menos em nível de Mestre, que dá ao então Iniciado, o Novo Nome e a Benção, não há que falar-se em Iniciação.

Iniciado é um termo sagrado e somente se aplica a aquele que foi aceito na Grande Fraternidade Branca.

Veja neste site.

- O Sol dos Rosacruzes

- Iniciação em uma Loja Rosacruz.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024