Carregando

A Natureza do Mestre Interior - II


Quando escrevi o Artigo “A Natureza do Mestre Interior” (ver neste site), o fiz por intuição, pois não havia visto um sistema, no qual fosse atribuído um corpo ao Mestre Interior, porém, imaginava que haveria de tê-lo.

Recentemente estudei o livro A Sabedoria Antiga, de Annie Besant, e face à clareza didática da autora, pude perceber nuances na constituição setenária do homem, que ainda não havia conseguido ver.

É lógico que a matéria não é simples, pelo contrário, é extremamente complexa, mas desta complexidade tentaremos fazer uma síntese.

A cada princípio do homem, temos um corpo correspondente, alguns em estado de desenvolvimento, outros que somente existirão em um estágio futuro de evolução.

Assim temos: a Atma, o futuro Corpo de Bem-Aventurança; a Buddhi, o Corpo Causal; ao Manas Superior e Inferior, o Corpo Mental; a Kama, A Alma Animal, o Corpo Astral ou Kamarupa; ao linga-sharira, na região etérica do Plano Físico, o duplo do corpo físico, o corpo etérico e finalmente, o corpo físico. Não inclui Prana como corpo, posto que é uma energia de vida. Assim ensina, quase nestes termos, a aludida autora.

Destes Corpos temos o Corpo de Bem-Aventurança que ainda adquiriremos; o Corpo Causal, permanente, que não se desintegra entre uma encarnação e outra; e os demais corpos, Mental, Astral, Linga-Sharira e Corpo Físico ou Denso, que se desfazem e são refeitos a cada encarnação.

Aliado aos corpos e princípios, temos também a divisão do Sistema Solar em Planos, a saber: Físico, Astral, Mental (Superior e Inferior), Budico, Atmico e dois Planos vibratórios futuros, que ainda não se manifestaram.

Pois bem, o Corpo Causal é feito de matéria extraída do Plano Mental Superior, sendo portanto de uma elevada frequência vibratória e é utilizado pelo Pensador, por Manas que em sua evolução, alia-se a Buddhi, a Alma Universal, sendo realmente lindo, como disse no Artigo citado.

A Ordem Rosacruz, Amorc trabalha com três princípios: o corpo físico, o corpo psíquico e o Mestre Interior ou Personalidade-Alma, que é digamos, um raio da Alma, à qual busca assemelhar-se em sua trajetória evolutiva.

O corpo físico ou denso, naturalmente que se correspondem; o Mestre Interior é o Pensador, Manas que deve se unir a Buddhi, a Alma Universal.

Resta o corpo psíquico da Amorc, que abriga funções existentes nos corpos Mental; Astral ou Kamarupa e Linga-sharira ou duplo etérico. Não adentrarei a tais funções, pois são complexas, explicadas nas Monografias da Amorc e em livros da Teosofia.

Tendo em mente que ambas, a Sociedade Teosófica e a Ordem Rosacruz, Amorc; a primeira, quando de sua fundação e a segunda atualmente; contaram e contam com o apoio do Mestre Kut-Hu-Mi, a presente ilação ganha em importância.

Precariamente parece que conseguimos avançar, no mistério do corpo usado pelo Mestre Interior da Amorc e pela tríade Atma-Buddhi-Manas da Teosofia.


 Recomende este artigo
Indique para um amigo


Aguarde...






Livro - O Sol dos Rosacruzes

Todos Direitos Reservados © 2024